21/11/10 - DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO

quarta-feira, 17 de novembro de 2010 Karine Winter

Florianópolis/SC – Dia 21 de novembro de 2010 – Terceiro domingo do mês
Local: Avenida Beira Mar Norte (Restaurante Koxixos).


A violência no trânsito mata todos os anos quase 1,3 milhão de pessoas, fere e incapacita mais de 50 milhões e é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 24 anos. Em outubro de 2005, a Assembléia Geral da ONU aprovou resolução conclamando todos os países para que definissem o terceiro domingo do mês de novembro de cada ano como o dia dedicado à memória das vítimas da violência sobre rodas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as demais instituições mundiais ligados à segurança na circulação viária incentivam os governos e as organizações civis em todo o planeta que celebrem festivamente essa data, não só como uma forma de mobilização social e de homenagem aos entes queridos vitimados pela violência viária, mas como uma legítima e necessária provocação para que ações efetivas e práticas sejam adotadas.

O objetivo da celebração é garantir a mobilização da sociedade contra essa violência absolutamente previsível e confortar as centenas de milhares de parentes e amigos das vítimas que sofrem e sofrerão para sempre as consequências materiais, sociais e principalmente emocionais desses eventos trágicos.

Em 2007 o Brasil, pela primeira vez, fez no Rio de Janeiro através da Ong TRÂNSITOAMIGO e entidades parceiras o seu primeiro movimento que se repetiu em 2008. Em 2009, para que a consciência sobre a gravidade do problema fosse ampliada, os organizadores decidiram que, a partir daquele ano, ela seria itinerante acontecendo em cidades diferentes. A primeira escolhida foi Curitiba palco de uma tragédia que vitimou dois jovens inocentes e que comoveu o Brasil. O evento foi marcado com a construção de um monumento permanente no Parque Barigui.

Neste ano de 2010, a data cairá no próximo dia 21 e termos um encontro marcado em Florianópolis, Santa Catarina, capital do segundo estado brasileiro no ranking da violência no trânsito. Esperamos todos vocês.

Programação:
09:00h – Apresentação da Banda de Música da Policia Militar;
09:00h – Início da exposição nos estandes;
10:00h – Chegada das equipes de Motociclistas, Ciclistas e Corredores;
10:15h – Culto Ecumênico com o Coral Vozes do CEMJ;
10:45h – Apresentação dos esquetes com os personagens Calota e Gasolina em Trânsito ;
11:25h – Apresentação da Banda da Paróquia da Prainha;
11:40h – Manifestações de autoridades e personalidades em apoio a “Década Global de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011-2020″;
11:50h – Entrega do Abaixo Assinado em apoio a “Década Global de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011-2020″;
12:00h – Entrega de Premios do Concurso de desenhos da PRF - Tema: Trânsito é Vida;


Entidades patrocinadoras e apoiadoras: ABRAMCET, ADOTESC, AFAPV, APJ, CBM, CICLESHOFFMANN, CNSeg, CRP, DEINFRA, DEMOLAY, DETRAN/SC, DNIT, ESCOTEIROS, FACULDADE ESTÁCIO SC, FETRANCESC, FLORIPA EXPRESS, FUNDAÇÃO HERMON, GERAÇÃO MOTOS/YAMAHA, GMF, GMSJ, ICETRAN, IPUF, MONATRAN, PERKONS, PMF, PMRv, PMSC, PMSJ, PRF, SBOT, SCOT, SEGURADORA LIDER/DPVAT, SEST/SENAT, SINDEMOSC, SPORTNESS, TRÂNSITOAMIGO.