FERIADÃO & TRÂNSITO

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018 Karine Winter




Já é sabido que o feriadão de carnaval movimenta o turismo de várias regiões do país. Praias, a indústria hoteleira, bares, restaurantes e também o trânsito tem aumento considerável.
O fluxo de veículos em nossas rodovias e estradas, aumenta  e os riscos de acidentes com óbitos e sequelas, também.
Para que todos possam curtir a maior festa brasileira de forma saudável e com muita alegria, é necessário lembrarmos que a conscientização, o respeito às leis de trânsito e a prudência, devem fazer parte do repertório neste carnaval.
Ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, falta dos equipamentos de segurança como: capacete, cinto de segurança, cadeirinha para as crianças, entre outros, aumentam o risco de gravidade nos acidentes.
Além da bebida alcoólica é claro, que aliada a direção veicular é um fator bombástico para provocar acidentes, entre os quais os atropelamentos.
Pedestres devem estar bem atentos neste feriadão, já que o fluxo de veículos se intensifica. Atravessar preferencialmente na faixa de pedestres, observando se todos os veículos realmente pararam, andar sempre pela calçada estando bem atento, são boas dicas para quem circular a pé. A fiscalização aumentará por conta do alto consumo de bebidas alcoólicas, que normalmente é registrado nessa época do ano.
Porém, mais do que contar com a fiscalização, precisamos contar com nosso senso crítico, que nos limita e nos orienta a evitar o que fere a nossa segurança e a dos demais que circulam no trânsito.

“Faça sempre a revisão do seu veículo antes de viajar, programe sua viagem para que ela ocorra de forma tranquila e para viajar preferencialmente nos horários de menor movimento nas rodovias. Lembre-se que manusear o celular enquanto dirige, sujeita o condutor a multa. Então nada de usar o celular enquanto estiver no volante.  Se ingerir bebida alcoólica, em qualquer quantidade, lembre-se que não há a menor possibilidade de você dirigir. A partir do momento em que a bebida entra em contato com a saliva e com a mucosa da boca, ela já começa a ser absorvida pelo organismo  e a graduação alcoólica já estará presente na corrente sanguínea, provocando alterações motoras e mentais que ocasionam a falta da percepção do risco. É por isso que o condutor alcoolizado geralmente se arrisca em ultrapassagens indevidas e em manobras arriscadas. Fica a dica e vale cumprir a lei: Se beber não dirija”, alerta Karine Winter. 


Imagem Fonte: http://www.itapolis.sp.gov.br/portal4/index.php/secretarias-e-orgaos/departamento-de-transito/2593-a-alegria-do-carnaval-nao-deve-tirar-a-atencao-no-transito